top of page
Search

A Ciência da Administração e a Inteligência Artificial

No meu último post escrevi sobre a Inteligência Artificial Aplicada à Manufatura e hoje gostaria de escrever brevemente, agora num formato mais amplo, sobre a relação da Ciência da Administração com a IA. Falei sobre isso em dois momentos no XVIII #ENCONTROADM AMAZONAS promovido pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas. Primeiramente no dia 21 de outubro estive numa roda de conversa com o, meu amigo e professor, Dr. Sandro Breval, cuja o tema foi “4ª Revolução Industrial: Pós-Pandemia e o Novo Normal / Desafios para o profissional de Adm.”. (Uma pena que a Vânia não pode participar.) E no dia 22 participei do bate-papo CRA-AM Jovem com o tema “Os jovens e as novas tecnologias”.


Revolução Industrial Conselho Regional de  Administração Indústria 4.0 Max Cohen Sandro Breval Vânia Thaumaturgo
Conselho regional de administração Max Cohen os jovens e as novas tecnologias

Nesse evento falei da necessidade dos administradores usarem a Inteligência Artificial de forma mais intensiva em seus trabalhos diários como profissionais. IA criou várias possibilidades de soluções nos vários campos científicos, e isso inclui a Administração. Pode-se usar IA para a gestão da produção, marketing, finanças, recursos humanos etc. Essas novas possibilidades de aplicações são todas decorrentes da grande quantidade de dados disponíveis e que denominamos de Big Data. Essa é uma situação totalmente nova que permeia toda a nossa sociedade.


Em finança, por exemplo, há diversas aplicações de IA para os vários ramos desse segmento. IA é largamente aplicada hoje em dia para análises de crédito e prevenção à fraudes. É possível encontrar no mercado startups especializadas e com tecnologia de ponta. Eu particularmente uso IA para analisar ações das bolsas de valores e criar portfólios otimizados através da minha startup Arapaima.


O marketing tem-se utilizado de IA para entender melhor os clientes e criar campanhas personalizadas. Por conta da Inteligência Artificial temos agora a gestão do marketing de influência. A precificação de produtos e a oferta personalizada ganharam muito espaço na agenda dos gestures de marketing por causa do atual momento e da disponibilidade das novas tecnologias.


Por fim, quero chamar a atenção do papel dos jovens no cenário atual. Os jovens administradores possuem uma vantagem frente ao mais velhos porque conseguem, na maioria, usar as novas tecnologias de forma mais fluída e ágil. Redes sociais e aplicações móveis são coisas que os jovens usam de forma intensa diariamente e isso ajuda no aprendizado de outras tecnologias. Como frisei na minha apresentação, o administrador não deve confundir trabalho com lazer. Não é porque ele é bom no “uso de um joguinho no celular” que ele vai estar apto no novo mundo. Ao meu ver a charada é aplicar as teorias da administração em conjunto com a IA na solução dos problemas gerenciais. É aí que o administrador moderno se destaca!




Recent Posts

See All
bottom of page