top of page

Usando a tecnologia para alavancar o artesanato

Updated: Sep 11, 2020

A dura realidade imposta pelo covid-19 transformou inteiramente o planeta. Desde o seu alastramento no início deste ano, famílias e governos tem buscado formas inovadoras para sobreviver. Aqui destacamos o uso da tecnologia no artesanato como uma modalidade de negócio que tem grandes chances de prosperar no atual ambiente de reclusão por parte das pessoas. E para explorar esse segmento, as israelenses Shanny Harel e Kelly Roth apostaram num marketplace: The Nopo.


O Nopo é uma plataforma social e de comércio eletrônico, onde conecta consumidores com artesãos dos lugares mais bonitos do mundo. Tem como objetivo fazer a conexão entre os seres humanos a partir da tecnologia, de forma a reduzir as barreiras das línguas e as distâncias geográficas. Buscam ainda facilitar a segurança dos pagamentos e a entrega confiável dos bens, promovendo um comércio justo e preservando a herança dos povos.





Tudo começou depois que as duas israelense se conheceram num programa de MBA da Kellogg School of Management na Universidade de Tel Aviv. Ambas interessadas por produtos que pudessem encantar as pessoas, resolveram então desenhar o novo negócio. Elas escolheram, primeiramente, os primeiros produtos provenientes do Marrocos. E por coincidência, o negócio começou a operar junto com a pandemia. Ou talvez tenha sido realmente uma oportunidade de começar, visto que estariam aptas a fornecer produtos de um lugar turístico onde nos meses seguintes não iriam receber mais nenhum turista.


O artesanato também é um segmento desenvolvido no Estado do Amazonas, assim como em toda a Amazônia. É fonte de arte e é fonte de sustento para muitas famílias. O artesanato amazônico encanta e embeleza. No mês passado conheci aqui em Manaus a plataforma Lady's Mall, que também trabalha com artesanato.


Acredito que o marketplace como esses podem alavancar vendas e aumentar renda das famílias no atual momento de crise econômica. No marketplace podem ser usadas tecnologias para traduzir automaticamente o anúncio para a língua do visitante. A NLP (Natural Language Processing) pode ser usada para a busca mais precisa dos produtos. E as técnicas de machine learning e deep learning, dentro de inteligência artificial, podem ser usadas para fazer sugestões de compras aos visitantes.


Enfim, a inovação começa quando podemos conectar a arte manual com consumidores longínquos. A inovação se destaca quando a tecnologia, além de facilitar, simplesmente torna algo possível e transforma a impossibilidade de vender, causada pela pandemia, numa ferramenta que gera renda.


Comments


© 2020 by Max Cohen.

bottom of page