A maestria na arte e no design
- Max Cohen
- Oct 4, 2020
- 2 min read
Neste último final de semana eu assisti o primeiro episódio do documentário na Netflix “Abstract: The Art of Design”. O documentário, como o nome sugere, trata sobre arte e design, e o primeiro episódio trata da vida pessoal e profissional do ilustrador alemão Christoph Niemann. Resumo da seguinte forma: Excelente! 👏
Niemann nasceu, cresceu e fez os seus estudos na Alemanha. Depois se mudou para Nova York, onde finalmente encontrou pessoas que “entendiam” sobre do que se tratava o seu trabalho. E foi aí que fez sucesso. Casado, com três filhos, Niemann e família resolveram mudar e foram residir em Berlin, onde moram até hoje.
Em toda a sua trajetória de vida profissional, Niemann se destaca pela alta qualidade do seu trabalho. Como ele mesmo relata no documentário, 30% dos seus cliente lhe pedem um desenho e os outros 70% lhe pedem uma solução em 12 horas para um problema. Niemman, portanto, consegue entregar aquilo que os seus clientes precisam mesmo sob a pressão do tempo escasso.
Enquanto assistia o episódio sobre Niemann, não pude deixar de associar o seu trabalho com o do meu amigo Abraão Lucas, que nasceu no interior da Amazônia e ganhou o mundo. Vidas diferentes sem dúvida. Contudo, a maestria que eles dominam é a ligação entre ambos.
Li sobre maestria há algum tempo. E vejo que o sucesso, sem dúvida, é alcançado quando se é um expert num determinado assunto ou área. Em outras palavras quando se chega à maestria. Isso vale para as startups e para os empreendedores de modo geral, estando ou não no segmento de tecnologia da informação.

Também não tenho dúvida que a criatividade é um elemento necessário a ser adicionado no processo. Acima está uma foto que fiz de um prédio em Tel Aviv, Israel. E o que tem de diferente? Quando fazemos uma pergunta desse tipo e destacamos o “diferente”, estamos em busca da fagulha de criatividade que possa existir. Especificamente nesse caso, como é possível ver na fotografia, não é um prédio comum, mas sim é um prédio com design. Um show de criatividade! Vou ficar devendo o nome do arquiteto. Com certeza ele tem o mesmo DNA do Abraão ou do Niemann.
Comments