top of page

Do interior da Amazônia para o mundo dos games high-tech

Updated: Sep 11, 2020

Nesta última quinta-feira tive o prazer de reencontrar o amigo Abraão Lucas. Ele veio me visitar no INDT. O conheci em 2006 quando ele foi participar da minha equipe, quando eu era Secretário Municipal de Tecnologia da Prefeitura de Manaus. O Abraão era e continua sendo um fantástico artista.


Naquele ano ele estava começando a carreira. Ele nasceu no município de Benjamin Constant, no Estado do Amazonas, na fronteira com o Peru. Se mudou para Manaus em busca de estudo e trabalho. E sabem onde ele mora hoje? Na Finlândia. Sabem onde o Abraão trabalha? Numa gigante dos games: na Electronic Arts (aquela empresa que criou o jogo Fifa!). 😀 Pois bem. Não é para qualquer um!


Em 2006 aconteceu algo inusitado. Tive uma comemoração de aniversário (do meu aniversário!), cuja a festa eu não pude ir ... e a festa rolou assim mesmo! 😀😀 Naquele dia eu estava muito gripado e não tive condições de sair de casa. Acabei perdendo uma megafesta surpresa que a equipe havia feito para mim. E como eu faltei ... e aniversariante não pode faltar ... o Abraão fez uma caricatura minha para eu poder ser lembrado naquele momento. Guardo esse desenho com muito carinho.



Relembrando a trajetória do Abraão, um garoto do interior do Amazonas que chegou à Eletronic Arts, me pergunto quanto gênios temos nesse Brasil afora? Quantos artistas? Quantos empreendedores? Quantas startups podemos criar? As dificuldades dos pequenos municípios no interior da Amazônia são muito maiores que na maior parte do Brasil. A Amazônia é gigante, com longas distâncias quando pensamos em transporte e sem energia elétrica e água potável. No interior não é fácil empreender e também não é fácil obter uma educação de ponta.


O Abraão não é o único brasileiro high-tech que mora no exterior. Eu conheço alguns muito bons no que fazem e atualmente residem no exterior. O Gabriel Vital mora em Lisboa (Portugal). O Ishai, de Belém do Pará, mora em Raanana (Israel). O Hayim Makabee, do Rio de Janeiro, mora em Kiryat Yam (Israel). E a lista vai embora... Outro dia farei um post para contar o meu aprendizado com todos eles.


1 Comment


Robson Rojas
Robson Rojas
Sep 12, 2020

Infelizmente o interior tem muitas barreiras para progredir. O fato de ser interior já é uma barreira por si só, mas existem as barreiras legais federais e estaduais que impedem o interior de progredir. E por isso o interior perde muitos talentos que vão para outros lugares, inclusive para outros países...

Like

© 2020 by Max Cohen.

bottom of page